Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Iluminação (parte 2) GLOSSÁRIO





Bom dia amigas!

bof_maio_lampadas_01




Ontem colocamos mais alguns itens da iluminação mas, antes de falar sobre isso quero apresentar o glossário de iluminação para que vocês não fiquem perdidos como eu fiquei!




Dimmer: dispositivo que permite regular a intensidade da luz. Além criar cenários diferentes, ainda representa uma redução na conta de energia elétrica. A adaptação é tão simples quanto instalar um interruptor comum: o dimmer é ligado em série com a lâmpada e o controle é feito por um botão giratório acoplado ao interruptor.
Iluminação difusa: gerada por luminárias que contém difusores – podem ser vidro fosco, acrílico e tecido. A luz fica mais suave, aconchegante, não foca em um determinado ponto e não gera sombras marcantes.


Iluminação direta: nesse caso não há elemento filtrante e a luz é emitida totalmente para baixo, iluminando a área delimitada pelo facho. Coloquei luz direta em todo o corredor.

meu corredor já com a lâmpada
Iluminação dirigida: quando o foco da luz é direcionado para determinado ponto do projeto, como para realçar um quadro ou dar destaque a um objeto. Coloquei um spot de minidicroica para iluminar minha planta em uma canto. Nesta foto o efeito produzido por um pendente e atrás por um spot.



Iluminação indireta: gerada por arandelas, abajures, sancas e outros elementos que proporcionam uma luz discreta e sem sobras marcantes.

Frente da minha casa com as arandelas de facho duplo

Wall Washing

Também chamado de “banho de luz” em paredes, este efeito é obtido através da fixação de spots direcionáveis ou embutidos no teto e/ou de luminárias de piso embutidas, que focalizam uma extensão de parede. O efeito wall washing permite valorizar detalhes arquitetônicos, destacando volumes, cores e texturas.



Eu vou colocar esse tipo de iluminação nas paredes do aparador da sala de jantar e estar
IRC (índice de reprodução de cor): trata-se da capacidade da luz reproduzir fielmente as cores. O IRC 100% é o mais próximo da reprodução de cores do sol – atualmente, essa eficiência é encontrada nas halógenas e incandescentes. Objetos iluminados por lâmpadas com baixo IRC podem ficar com a tonalidade alterada. Segundo o meu Design as lâmpadas na cor fria (branca) têm baixo IRC e cansam mais.
Kelvin (k):mede em graus a temperatura de cor. Pode variar de 2 700 a 8 mil, sendo que os números mais baixos refletem em tons mais amarelados (morna) e os mais altos têm reprodução azulada (fria, luz branca). Para residências são indicadas as lâmpadas de 3000 k ou seja morna .
Rosca E-27: nome do mecanismo de fixação das lâmpadas mais comum utilizado no Brasil. O número 27 representa o diâmetro do conector em milímetros.


Lâmpada AR70 - Com luz intensa e ativa, estas lâmpadas são capazes de definir espaços e obter os melhores efeitos para os ambientes. São lâmpadas Halógenas. As lâmpadas halógenas são lâmpadas incandescentes que possuem elementos halógenos, como o iodo ou bromo, dentro do bulbo. Possuem maior eficiência luminosa do que as incandescentes comuns e, por seu tamanho reduzido, são muito utilizadas em luminárias. Como o bulbo é coberto por uma estrutura metálica, esta lâmpada não causa ofuscamento. Os modelos AR tem a capacidade de iluminar desde uma pequena e marcada área até áreas maiores criando uma luz geral, conforme o ângulo de cada lâmpada. Seu uso é principalmente decorativo. Há 3 modelos: AR 48, AR 70 e AR 111, que apresentam os ângulos de 4º a 24º. 







Sanca: normalmente de gesso, trata-se de uma espécie de canaleta com abertura para cima onde se acomodam mangueiras de luz ou lâmpadas, que ficam ocultas e criam um efeito de luz indireta.


Volt (v):mede a tensão elétrica: 110 ou 220 v. A maioria das lâmpadas utiliza essas voltagens, mas algumas halógenas pedem menos tensão, como as dicroicas de 12 v – por isso é necessário usar transformadores.
Watt (w):representa a potência elétrica da lâmpada. Saiba que quanto menos watts a lâmpada gastar, maior será a economia, mas é preciso encontrar modelos que tenham baixa potência e boa eficiência de luz. A quantidade consumida de watts vem especificada na conta.

Atenção às cores das lâmpadas
A escolha correta da cor da lâmpada (temperatura de cor) influencia diretamente na sensação que o ambiente transmite. Dependendo do uso do espaço o ideal é combinar diferentes cores para que, de acordo com a tarefa, o sistema ideal seja ligado e utilizado .
  1. Utilize cores brancas para iluminar grandes áreas e espaços de trabalho. Normalmente grandes comércios e indústrias, como mercados e lojas de departamento (preços mais populares), usam esta cor de iluminação. Temperatura de cor: de 3.000 a 6.000K;
  2. Utilize cores amarelas em quartos e salas para trazer a sensação de aconchego. Temperatura de cor: igual ou inferior a 3.000K;

   



20 comentários:

  1. Menina, obrigada pela informação, amei!!

    Beeejo

    ResponderExcluir
  2. Uma aula e tanta! Quando comecei minhas buscas sobre iluminação, tive uma dificuldade enorme, pois não passava pela minha cabeça que tínhamos tantos modelos e efeitos distintos de lâmpadas. Fique maravilhada com tanta informação, que fiquei igual uma louca buscando informação na net. Acabei descobrindo algumas informações que eu mesma criei o meu projeto luminotécnico que apelidei de trivial, pois esse mundo de iluminação é muito fértil, com uma gama infinita de formas, lâmpadas, automação e projetos. Depois dê uma olhada no meu blog sobre os meus projetos, como já executou o seu, gostaria de sua opinião pois sempre é bem vinda. Ainda estou planejando, para começar executá-lo logo, logo, mas estou comprando as lâmpadas ainda para materializá-lo, juntamente com o gesso. Bjkas e obrigada pela generosidade de socializar essas informações tão preciosas.

    ResponderExcluir
  3. Gabi, adorei a visita e as informações. Lá no apê, comprei lâmpadas led de 4w para colocar nos spots que ficarão embutidos. Você acha que o efeito luminoso de 4w não é adequado para dar o efeito, por exemplo, lavar parede. Tenho mais dois posts sobre o projeto de iluminação, o que você comentou foi só os acessórios já comprados para materializar o projeto já esboçado no blog. Gostei muito da dica, a potência elétrica da lâmpada de 25w é em led? Pois eu comprei duas fluorecentes para o banheiro ter uma iluminação fria e produzir um efeito amplo, já que o banheiro suíte é pequeno. Já para os spots que colocarei em cima da bancada deste mesmo banheiro, usarei nos spots que comprei, duas lâmpadas led 4W em cada ponto. E uma lâmpada led em tom azul em cima do chuveiro, pequena, para produzir o efeito da cromoterapia. Depois veja os outros post e tente visualizar com as lâmpadas led 4w distribuídas por toda a casa. Hoje, chegaram as 4 mini dicroicas de 3w em led que comprei no e-bay, tô rindo à toa, rssrsrs, para o nicho da sala.

    Em relação ao blog, vamos lá: Eu mesma em buscas pela net e copiando dos blogs das amigas fui montando o meu.
    Se você, clicar em uma das minhas figuras, geralmente são figuras com créditos em baixo, entrará no blog de onde copiei. Exemplo, a figura do passarinho, lá nesse blog a dona disponibiliza várias figuras lindas com os códigos em baixo de cada uma. Ai, você tem que copiar o código e ir ao seu blog clicar em design + layout + adicionar um gadget + HTML/JavaScript + insira o código com as teclas pressionadas ctrl+v, depois e só concluir. Você pode arrastar o objeto para qualquer lugar do seu blog é só clicar em cima com mouse e arrastar na tela do layout. Você poderá repetir essa ação inúmeras vezes. Gostou de algum mimo no blog de alguém, se for copiado de outro lugar você conseguirá, caso contrário não há possibilidade, pois é feito para a pessoa por algum analista de sistema ou blogueiro. Faça o teste, copiando algum lá do meu blog que a maioria é cópia de algum lugar, um exemplo a hora, achei super fofa, encontrei em um blog por acaso, cliquei em cima, fui direcionada para uma página em chinês, copie e ficou aquele resultado que particularmente acho lindo, os bonequinhos pulando, dando vida ao blog. Eu que personalizei o meu blog, daquela forma, não comprei não.

    Faça o teste, caso não consiga, pode me acionar. Bjkas e obrigada pelas dicas.

    P.s: Desculpa o comentário muito grande, mas foi necessário. Amei seu projeto luminotécnico, lindo. Essa luz do corredor então... show de bola.

    ResponderExcluir
  4. Oh Lu, obrigada pelas dicas amiga. Acho que a lâmpada de 4w para fins decorativos, como um pendente de banheiro, fica ótimo sim. A de 25W que falei não são de led não, sugeri elas pois muitas vezes achamos que para ter uma boa luminosidade a luz precisa ser fria e na verdade a morna é que conserva a cor dos objetos melhor, para maquiagem por exemplo. Vou copiar umas coisinhas do seu blog viu, se você não se importa! beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, obrigada pela informação, pois eu comprei a led 4W em tom quente para o cantinho, correspondendo a 50w da incandescente, acho que dará um efeito bonito, né?

      Bem, menina, como eu tô orgulhosa de você, aprendeu rapidinho, muito lindo tá seu blog. Se você quiser mudar o template, que significa o papel de parede, neste site aqui - http://shabbyblogs.com/ - de onde copiei o meu, tem centenas opções encantadoras, você irá gostar muito tenho certeza.

      olhe os mimos desse blog para copiar http://bonifrati.blogspot.com.br/

      veja esse: http://violetalilasvintage.blogspot.com.br/

      outro de templates
      http://hotbliggityblog.com/backgrounds/widened/all/2

      este é o melhor contador de prensença
      http://whos.amung.us/learnmore/

      este é de dicas, você poderá mudar até a configuração, dentro do hmtl, contudo muito cuidado, pois pode desconfigurar tudo. Antes de mexer, é de bom tom gravar, fazer backup, pois se der alguma zebra, você retorna com o anterior.

      Bjkas e vamos trocando figurinhas.

      Excluir
    2. Obrigada mais uma vez amiga...ontem não consegui visualizar seus dois posts pois a bb começou a chamar...tõ indo lá agora! beijocas!!

      Excluir
    3. Gabi,

      estou com problemas com o fornecedor dos ralos clics comprados, já até paguei, contudo está acontecendo um equívoco na comunição, mas estou tentando resolver, já acionei o Mercado livre, caso não consiga dirimir o impasse, acionarei os dois na justiça.

      Então, o motivo de estar aqui é exatamente isso, pois você me perguntou e eu coloquei o endereço lá no blog, inclusive já apaguei, pois não quero colocar nenhuma amiga numa fria. Em minhas buscas achei esse site aqui - http://banhoemetal.com.br/v2/category.php?id_category=59 - que me parece fidedigno pelo próprio designer que apresenta. O valor lá está mais barato, caso não consiga resolver meu impasse tentarei comprar nesse site que citei acima. Fique a vontade para decidir o que achar melhor. Bjkas e ótimo feriado.

      Excluir
  5. Oi Gabi!! Vi seu cometário no blog e vim prestigiar e dar as boas vindas!! Vim visitar e já acabei ficando, adorei os posts!! Estou te seguindo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda Cris! Espero que goste da casinha! Obrigada por seguir!

      Excluir
  6. Oi Gabi!
    Parabéns pelo post super completão!!!
    Muito úteis essas informações!
    Amei suas arandelas!! Lindas...
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esse post!
    Vou xeretar o restante do blog.
    Bexos
    Ale

    ResponderExcluir
  8. Fica a vontade Ale! beijos e seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  9. Oi menina, cheguei aqui pr ate visitar e a casinha já tá pronta.... q luxo!
    Obrigada pela visita! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase Ale...pretendemos nos mudar ainda essa semana! Ansiosa!!

      beijos

      Excluir
  10. Muito bom o teu blog, adorei as informações que postou!!!Parabéns,bjs e vem me visitar também!
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post!
    Quando chegar nessa etapa vou voltar aqui p/relembrar!
    Bjos

    http://casadosgansos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi!!!
    Nossa, que postagem mega, ultra, explicadinha...
    E olha que quando fui fazer as mudanças na parte elétrica e de iluminação aqui do apê também não sabia nadinha...
    E lembro que procurei tanto uma explicação como a sua e não encontrei...
    Amei!
    Mas vê bem certinho quanto a escolha do dimmer viu?
    O nosso mal foi instalado e já quebrou!
    Veio um eletricista pra ver e disse que só trocando por outro!
    Aff!!!
    Mas esse foi o único contratempo.
    O resto ficou do jeitinho que agente queria!!!
    Ah!
    Tô fazendo o post sobre os tipos de varões e trilhos, vai lá depois tá?
    Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  13. Ah Ce, eu quero ver esse post mesmo! beijocas!!

    ResponderExcluir

Eu vou ficar muito feliz se você comentar! =)