Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 14 de maio de 2013

Decorando com Feng Shui

Independente de Religião, afinal Feng Shui não está  ligado a nenhuma delas.


O que é? 

Feng Shui é uma técnica milenar chinesa de harmonização dos ambientes. Feng significa vento e Shui significa água. Ele pode ser aplicado na planta da casa toda ou num único ambiente para identificar as oito diferentes áreas da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. Elas serão ativadas com o uso de cores e objetos correspondentes.




Fachada

A fachada da casa é muito importante porque é a primeira energia com que nos conectamos ao chegar em casa. Ela deve estar sempre pintada e limpa, para dar uma boa impressão e gerar uma boa sensação.

Porta de entrada

A porta de entrada é muito importante, porque a energia e as pessoas entram por ela. Ela deve estar sempre impecável. Esse espaço da entrada deve ser aconchegante e transmitir um bom Chi, o que se consegue, por exemplo, com flores coloridas.

A entrada deve ser projetada para não obstruir as boas energias externas que estão entrando. Não deve haver árvores na passagem nem plantas em mau estado.

Sala de estar



Decore esse ambiente com objetos de cerâmica, peças de formato quadrado ou retangular, imagens de pessoas ou animais saudáveis ou plantas em vasos com terra. As cores podem variar entre tons de amarelo, laranja e marrom. Tudo isso representa a estabilidade e a força do elemento terra, que rege a energia do centro da casa e é responsável pela saúde física, pelas emoções e pelo equilíbrio do ambiente e de seus habitantes. Você pode usar apenas um dos itens ou combiná-los para obter um melhor resultado.



Quarto de casal
Deve ser o melhor lugar de uma casa, um refúgio apaixonante e reservado para o descanso e a intimidade do casal. Faça desse ambiente um recanto especial com tecidos confortáveis e bonitos nas roupas de cama, tapetes, cortinas, capas de almofadas, toalhas. Decore-o com fotos do casal em momentos felizes e românticos, quadros ou esculturas de casais e objetos aos pares como velas, quadros e vasos com flores. Abuse das boas lembranças e de tudo o que significa e celebre o amor para o casal. Evite material de trabalho, computador, televisão, fotos da família e, principalmente, de "ex". Se não for possível se livrar dos aparelhos eletrônicos, retire-os da tomada ou esconda-os com um tecido durante a noite.



O Feng Shui e as pedras
Para o Feng Shui, as pedras são elementos vivos, transmissores de energia. Elas eram usadas na Antiguidade para curas físicas e espirituais.

Você sabia que:


As ametistas são grandes transmutadoras de energia e nos ajudam de várias maneiras, de acordo com o lugar onde estiverem. 

Elas podem ser colocadas:
  •    
  •  No centro da mesa, formando um pentáculo, para afastar energias negativas e ativar a área do dinheiro.
  •     
  • Em todos os cantos da casa, para envolver a aura de energia da mesma.
  •     
  • Na área do conhecimento, onde, por ser elemento terra, ativa tudo que tem a ver com a sabedoria das pessoas.
  •     
  •  Nos quartos, porque sua cor roxa ajuda a reduzir os medos e beneficia o relacionamento dos casais.
  •     
  • Na área considerada de comunicação com o interior, com o inconsciente e, também, da criança interna e dos filhos.





Feng Shui e os espelhos

Os espelhos são sagrados instrumentos de cura no feng shui. Cada tipo tem uma função específica. O espelho em formato de ba-guá, por exemplo, é usado do lado de fora da entrada para proteger a casa. Os espelhos convexos expandem áreas estreitas. Já os côncavos servem para inverter imagens opressivas. Os espelhos mais usados são os decorativos, que embelezam e duplicam imagens positivas, ampliam espaços pequenos ou curam guás ausentes. Cuidado ao colocá-lo para que os moradores não se vejam com a cabeça cortada.

   Eles podem ser colocados:

  •     Na sala de jantar ou copa, para refletir a mesa posta; isso gera abundância e favorece tudo o que tem a ver com o dinheiro e as finanças.

  •     Em lugares escuros, já que ativam e expandem o espaço.

Não é conveniente colocá-los:

  •     Em frente à porta do banheiro.
  •     Em frente à porta de entrada da casa.
  •     Em frente à cama do casal, porque traz desavenças.



PARA CADA AMBIENTE, UM AROMA

Os aromas são repletos de energias e perfeitos para harmonizar os ambientes. Prefira os óleos essenciais, mais puros e concentrados, que podem ser colocados em recipientes de cerâmica, sprays ou vaporizadores. No escritório use alecrim, que estimula e ativa a memória. No quarto, lavanda para dormir bem ou ylang-ylang para namorar. Na sala de estar haverá muita alegria com lemongrass ou tangerina. Nos banheiros, use menta para purificar. Na cozinha, o limão refresca e elimina odores. E em qualquer cômodo utilize eucalipto para limpar e eliminar energias negativas.

Setores da vida - Amigos 
Cores - preto e tons escuros 
Aromas - pimenta, menta e gengibre 
Plantas- flores vermelhas 

Setores da vida - Criatividade 
Cores - verde, azul, lilás e preto 
Aromas - menta, eucalipto, limão e alecrim 
Plantas- hortelã 

Setores da vida - Relacionamentos 
Cores - verde, azul e vermelho 
Aromas - camomila, limão, cravo e canela 
Plantas- limoeiro ou bambu 

Setores da vida - Sucesso 
Cores - azul, vermelho e púrpura 
Aromas - lavanda, melissa e camomila 
Plantas- hera, trevo, lírio e girassol 

Setores da vida - Prosperidade 
Cores - amarelo e vermelho 
Aromas - baunilha, lavanda e jasmim 
Plantas- azaléia e antúrio 

Setores da vida - Espiritualidade 
Cores - tons claros e branco total 
Aromas - sálvia 
Plantas- manjericão, alecrim e romã 

Setores da vida - Trabalho 
Cores - cinza, preto e branco 
Aromas - mirra, lavanda e eucalipto 
Plantas- flores brancas e arruda

Então, vamos decorar?  

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, mas nao sigo não rs! Tenho espelho na frente da minha cama, e olha que só traz alegrias na hora das festinhas a dois kkkk! E tb tenho um bem de cara no meu hall social, quando a bre o elevador a pessoa dá de cara com ele... minha teoria: se a pessoa chegar com má intenção tudo que ali ela pensar já volta de cara pra ela.... rs
    Mas de qq forma eu adorei...
    Bjaum

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Sessa. Não sigo tudo a risca não mas aplico algumas coisas..é aquela história..se bem não fizer mal não vai fazer! bjos

    ResponderExcluir

Eu vou ficar muito feliz se você comentar! =)